quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Máscaras

Autor: Laércio Lins

A vida são máscaras. No teatro a lágrima e o riso, na vida a fantasia conta histórias reais.
Adolescentes se enfeitam, raspam a cabeça e são “Ronaldos”. Mulheres se enfeitam e se pintam.
Personagens. Atores, poetas e artistas explicam o inexplicável. A máscara do super-herói ou a máscara e a marca do Zorro na tela. Pintura, a máscara da aquarela, enquanto nos bares e nas ruas a vida flui como um rio.
Máscaras surrealistas de Dali distorcendo o tempo. Máscaras de Da Vince no sorriso sarcástico e irônico de Monalisa, máscaras de um preso na cela no enredo da novela.
Os loucos se confraternizam em suas camisas-de-força abraçados ao próprio corpo a espera de raios e trovões. Sob o céu escaldante e sobre o chão seco e rachado o sertanejo sofre a máscara sub humana da estiagem apegado à fé sobrenatural.
Folias nas máscaras natalescas e carnavalinas, máscaras revelando as fantasias. Máscaras doces do mel da usina ou salgadas como as salinas.
Os Homens fluem em mares de descobertas à procura de novidades que expliquem coisas antigas. Filosofia, história e ciência, máscaras da arte. Máscaras dos sistemas, a parte no todo e o todo na parte.
A vida são máscaras que se revelam a cada olhar. Na rua, cai a menina na ilusão da máscara da noite sem amanhecer. No circo nasce o riso da máscara do palhaço, cai no conto o feitiço das bruxas e surge das fadas a máscara do encanto. O beijo é a máscara do desejo
Da voz nasce a palavra, o grito e o espanto que se transformam em máscaras do medo. O silêncio é a máscara do segredo.
Olhar e não ver, a cegueira é a máscara da visão, prima e irmã da escuridão. A noite é máscara do dia que insiste em apagar a clareza, no entanto, é vencida pela fantasia que revela e cria. A máscara do destino revela o enredo, máscaras do drama e da comédia fechando as cortinas no final do primeiro ato, máscara do conto, da prosa e da poesia.

Visite www.laerciolins.blogspot.com Espero você lá.

2 comentários:

  1. Como sempre escrevendo textos ótimos! Adorei "O beijo é a máscara do desejo... O silêncio é a máscara do segredo." Bom ser sua aluna! *-*

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Aline!! Vou continuar escrevendo... Bjo

    ResponderExcluir