terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Árvore Azul

Autor: Laércio Lins

De repente em minha viagem, surge na estrada uma árvore azul entre as árvores de folhagens verdes, como se estivesse me esperando para me dá um recado, era diferente de tudo que eu havia visto.
Estamos acostumados com árvores de várias tonalidades de verde, não com árvores azuis. Aquela árvore me deixou inquieto, emocionado e sem ação, foi pintada por minha filha Luana, há alguns anos, em uma tarefa em sua primeira semana na escola. A “obra de arte” me trouxe uma lição sobre a percepção ativada pela diferença entre olhar e ver.
Árvore azul sim. Por que não? Olhamos tudo a nossa volta, vemos e percebemos o que permite nossas crenças, nossos valores e nossa cultura, é bom que seja assim, estes formatos e modelos mentais nos faz diferentes e únicos, no entanto, nada nos impede de reler o que já está escrito ou definido à procura de outra explicação.
A grande lição que aprendi com árvore azul foi descobrir as possibilidades que estão, muitas vezes, ocultas em coisas que nos parece óbvias e imutáveis. As crianças vivem naturalmente a liberdade do impossível em suas características lúdicas. Voar como Peter Pan em um mundo onde árvores também podem ser azuis é sempre bom, amplia nosso universo e abre portas pra novos caminhos. A árvore azul dá frutos de cores pra pintar a cabeça. Continuo viajando.

P.s. Hoje Luana tem um blog - www.aarvoreazul.blogspot.com , de vez em quando passo lá pra colher alguns frutos.

2 comentários:

  1. Adorei a árvore azul, inclusive passei para conhecê-la, Bjsss

    ResponderExcluir
  2. É verdad estamos mt acostumados c\td do mesm jeito qd poderiamos fazer diferenye ou até mais bonito.
    Gostei
    abççss

    ResponderExcluir